Diretor de E-commerce Empresa Confidencial
- Empresa: Empresa Confidencial
Possui um papel estratégico e multifuncional, sendo responsável por liderar todas as operações, estratégias e resultados do canal digital de vendas. Sendo:
1. Estratégia e Planejamento
- Definir a estratégia de e-commerce alinhada aos objetivos gerais da empresa.
- Estabelecer metas de vendas online, crescimento, margem e participação de mercado.
- Planejar a expansão digital, incluindo marketplaces, omnichannel e canais diretos.
2. Gestão de Equipes e Liderança
- Liderar times multidisciplinares: marketing digital, tecnologia, logística, atendimento ao cliente, produto digital e comercial.
- Promover uma cultura orientada a dados e performance.
- Coordenar fornecedores, parceiros de tecnologia, agências e plataformas.
3. Operações e Performance
- Supervisionar o desempenho do site (UX, navegação, funil de vendas, conversão).
- Acompanhar KPIs como CAC, LTV, taxa de conversão, ticket médio, abandono de carrinho, etc.
- Garantir a integração eficiente entre sistemas (ERP, CRM, plataformas de e-commerce).
4. Marketing Digital e Aquisição de Clientes
- Gerenciar campanhas de mídia paga (Google, Meta, etc.) e estratégias de SEO, e-mail marketing e inbound.
- Definir ações de CRM e fidelização de clientes.
- Criar e executar o calendário promocional e ações de trade marketing digital.
5. Relacionamento com Stakeholders
- Reportar resultados à alta direção ou ao conselho.
- Trabalhar com CFO, CMO, CTO e demais executivos para alinhar estratégias.
- Avaliar investimentos e retorno financeiro (ROI).
Entre outros temas.
Exemplos de KPIs controlados:
- Receita online total e por canal
- Margem de contribuição do e-commerce
- Custo de aquisição de cliente (CAC)
- Taxa de conversão e abandono
- SLA de entrega e satisfação do cliente e outros.